A serra da Carregueira, no Concelho de Sintra, tem uma das mais importantes Coleções de ARBORETOS do País. Basta percorrer a extensa área do Lisbon Club Camp enfrente Campo Clube de Belas para poder observar essa fantástica coleção e maravilha da natureza. Os arboretos (Plural do latim, Arboretum) em sentido estrito é uma coleção de apenas árvores num espaço que se possa replantar e disfrutar quando as árvores já são adultas. A serra até ao Paço de Sintra é um exemplo de um Arboretum apenas de árvores. Outras colecções relacionadas incluem um fruticetum (ou frutex latim, que significa arbusto ), e um viticetum, uma coleção de videiras. Século XVII era moda ter Jardim e o seu viveiro de plantas particular. As propriedades foram-se dividindo e de Arboretum ao Jardim Botânico foram anos a fazer colecções vivas de plantas lenhosas, a estudar os seus comportamentos, e a partir desse estudo, pelo menos em parte e pelos mais apaixonados pelos mistérios da natureza, servia para o estudo científico. Há arboretos especializados em coníferas, conhecidas como um pinetum. Outros Arboretos especializados incluem salicetums (salgueiros ), populetums e quercetums ( carvalhos ) .
O termo Arboreto foi usado pela primeira vez numa publicação em 1833 na Revista do jardineiro, pelo Inglês por JohnClaudius Loudon, mas o conceito e algumas finalidades já eram conhecidas desde os tempos dos Faraós.
Inventores.
Estudos realizados, levam a afirmar que os Faraós foram os primeiros a criar Arboretos. Os Faraós egípcios plantavam árvores exóticas e cuidavam delas para fins terapêuticos e medicinais. Entreelas trouxeram o ébano do Sudão, o pinho e cedro da Síria. Uma expedição realizada de Hatshepsut para Punt, voltou com trinta e uma árvores de olíbano ao vivo, as raízes das quais foram cuidadosa-mente mantidas em cestas para poderem resistir á duração da viagem. Segundo se consta esta foi a primeira tentativa registada de transplantar árvores estrangeiras para um mesmo local. Esses locais onde tinham essas árvores plantadas, era perto dos tribunais ejuntos dos Templos Mortuário de Deir el Bahri.
Não apenas, na Serra da Carregueira, em todos os espaços de Biodiversidade, as universidades deviam resgatar todo este e outros co- nhecimentos milenares e potenciar as disciplinas de Cidadania e Património Cultura para que a preservação da natureza seja a Maior Coleção da Comunidade e da Humanidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário